No caminho entre o protótipo e o MVP, em cada etapa do desenvolvimento de uma solução ou um novo modelo de negócio, há um mundo inesgotável de diferentes definições, métodos e práticas possíveis. No entanto, o desafio real está menos na definição e consenso dos termo e muito mais na conexào entre esses dois momentos da jornada que caminha em direção ao product/market fit.
Em comum, ambos têm o propósito de fortalecer a cultura da experimentação e o envolvimento contínuo dos usuários no desenvolvimento e aprimoramento das soluções. Enquanto os protótipos geralmente fazem parte dos ciclos iniciais de validação da proposta de valor e conceito (realizados em um ambiente controlado de testes e sem entrega de valor real para os usuários), o MVP simboliza um marco de validação de hipóteses no mundo real.
As dificuldades nessa transição envolvem priorização de funcionalidades e recursos, a continuidade do envolvimento do usuário nas etapas de desenvolvimento, os formatos de lançamento, as tomadas de decisões em termos de escala e por aí vai. Ainda que não haja uma fórmula única para conduzir esse processo, existem boas práticas e exemplos reais a partir dos quais podemos nos inspirar.
Nesse wemetalks, nós conversamos sobre como a abordagem do design e a mentalidade ágil podem nortear uma jornada entre o protótipo e o MVP que seja mais assertiva e centrada no usuário. Com nossos convidados, compartilhamos aprendizados práticos e cases reais de grandes empresas que passaram por esse processo.